data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Eduardo Ramos/ Este contêiner, localizado na Avenida Rio Branco quase esquina com Ernesto Beck, foi um dos 8 contêineres alvos de vândalos.
Pelo menos oito contêineres da coleta de lixo foram queimados por vândalos entre sábado e a madrugada de segunda-feira, em Santa Maria. A informação é do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, que atendeu as ocorrências na região central da cidade.
O primeiro incêndio foi constatado em um contêiner na Rua Venâncio Aires, próximo da Avenida Borges de Medeiros, por volta das 3h30min de sábado. Já na madrugada de segunda-feira, foram atendidos outros sete casos. Quatro unidades danificadas pelo fogo ficam na Avenida Rio Branco, na esquina com a Rua Manoel Ribas, e outros na Rua Venâncio Aires, no Centro.
Pagamento de ISSQN já pode ser feito por meio do Pix
O engenheiro ambiental Daniel Carlos Stoelben, gerente da filial da Conesul Soluções Ambientais de Santa Maria, empresa responsável pela coleta conteinerizada, informou estar avaliando a situação para proceder com a manutenção dos contêineres e, sendo o caso, a substituição.
- Iremos avaliar a a situação na noite desta segunda-feira, para então registrarmos ocorrência e encaminharmos o caso para a Secretaria de Infraestrutura, responsável pela fiscalização - afirma Stoelben. Até a publicação desta reportagem, a Prefeitura Municipal de Santa Maria não havia se manifestado sobre o caso.
MAIS CASOS
O vandalismo contra os contêineres da coleta de lixo da cidade não é fato incomum. Em 2013, cinco recipientes foram danificados pelo fogo. Uma pessoa foi detida, na época, após as câmeras de segurança da Avenida Rio Branco flagrarem o suspeito colocando fogo em um recipiente. Em janeiro de 2020, outra unidade foi parcialmente destruída pelas chamas na Rua André Marques. Os bombeiros foram acionados para apagar o fogo.